TERAPEUTA, você hoje paga para atender? Já pensou em desistir centenas de vezes? Ou não teve coragem para começar? Inscreva o seu e-mail e ganhe um ebook com DICAS EXCLUSIVAS para realizar o seu 1º atendimento!

Meditar - Aprenda a Meditar de Forma Simples com Essas 5 Dicas.

Em 19/10/2015 , Comments

Meditar - Aprenda a Meditar de Forma Simples com Essas 5 Dicas.

Muitas pessoas me perguntam como podem meditar, já que nunca praticaram isto na vida. Além disso, me dizem que a maior dificuldade está em não conseguir se concentrar.

Pesquisando sobre os benefícios da meditação, encontrei um texto de Amanda Dreher no blog do site Feliz com Você, (clique aqui para conhecer o trabalho da Amanda!) onde ela diz que a ciência já descobriu que a meditação atua no córtex pré frontal, que é a região responsável pelo processo da concentração, aprendizado e tomada de decisão. Com a meditação ocorre o aumento de volume no córtex pré frontal, o que significa que aumenta também a sua concentração.

Estudos de algumas universidades e hospitais, realizados através de ressonância magnética e eletroencefalograma, já descobriram que quando se pratica meditação, existe uma grande ativação da região do córtex pré frontal, o que faz com o que o volume de matéria cinzenta aumente (como eu explique a cima). Por isso, pessoas que meditam tem um nível de concentração muito maior.

Existe outro aspecto que ajuda ainda mais…

Nós temos uma região do cérebro chamada lobo parietal, que é a região associada aos estímulos externos. Essa região faz com que você perceba o tempo, a temperatura e tudo o que está fora. Com a prática da meditação, ela se acalma e a atividade nessa região é reduzida… Reduzindo a atividade do lobo parietal, nós não ficamos tão sensíveis aos estímulos externos.

E mais: pesquisas também apontam o impacto benéfico da meditação no estresse e na ansiedade. Portanto, se você tem problemas de concentração, estresse e ansiedade é muito mais importante ainda que você faça a prática.

Aprendi e posso dizer que mudei muito ao estudar terapia holística. Dentre várias práticas que faço constantemente, meditar e fazer yoga foram essenciais para que eu fosse uma pessoa melhor. Acredito que essas duas práticas são poderosas e que realmente impactam positivamente a vida de qualquer pessoa. Se você ainda não faz ou não pratica, fica aí a sugestão... Inclusive vou deixar um vídeo da Amanda, onde ela fala sobre como acalmar a mente. E que muitas vezes é difícil silenciar...

 

 

 

Meditação Guiada – Uma Alternativa que Funciona.

Esses dias eu estava na minha aula de inglês e alguns colegas comentaram que tem interesse em começar a praticar meditação, mas não sabem como fazer isto.

Então, indiquei as meditações guiadas, onde você segue alguém que fala o que precisa ser feito. Inclusive eu tenho vários áudios com mentalizações e meditações, onde você pode começar a praticar agora. Acesse www.catiabazzan.com.br/audios e veja como é fácil começar desta forma.

Segundo Richard L. Daft, todos nós temos um juiz interior que lança pensamentos críticos sobre si mesmo e sobre os outros. Um advogado interior fornecendo autojustificativas persuasivas para comportamentos impensados e um mágico interior impondo pensamentos ilusórios que evitam a realidade, em especial sobre si mesmos. Graças ao modo como o seu cérebro funciona, você provavelmente tira conclusões precipitadas, é influenciado por impulsos e rejeições, julga de maneira errada o valor futuro das coisas e procura felicidade nos lugares errados. A meditação é como se fosse uma solução geral que pode superar hábitos disfuncionais de liderança ou de desempenho individual. A meditação pode melhorar sua intenção e sua habilidade de administrar a si mesmo. Ela pode aquietar os desejos e impulsos egocêntricos, ajuda-lo a focar a atenção e a energia e facilitar uma atitude positiva em seus relacionamentos. Ela tem o potencial de aumentar a força do seu eu superior e ajuda você a transcender os limites de seu eu inferior, sejam quais forem os seus limites.

 

 

 

Como se Medita -  5 Dicas Simples para Começar...

Conforme falei anteriormente, existem muitos Cds com instruções, músicas e meditações guiadas para você levar em consideração. Além disto, no Youtube você encontra vários vídeos, onde as pessoas ensinam a meditar. A própria Amanda que citei no início deste texto, fez um projeto no Youtube com 365 meditações (se quiser conhecer o trabalho dela, clique aqui!). Assim, você pode fazer uma por dia. Se possível participe de workshop ou retiros para ter aulas com um instrutor particular.

DICA 1: Uma maneira simples é fazer respirações e ficar concentrado apenas na inspiração e na expiração. O objetivo é ter algo em que sua mente possa se concentrar. Sente-se em silêncio, em uma posição confortável. As costas precisam ficar eretas, os pés bem firmes ao chão. Deixe as suas mãos descansarem no colo e feche os olhos.

MUITO IMPORTANTE: faça isso onde não será interrompido. Desligue celular, nada de ficar se distraindo com o que pode atrapalhar este momento. Pense que você vai ficar alguns minutos com você mesmo, e que precisa silenciar a mente.

DICA 2: Relaxe o seu corpo, soltando tensões. Movimente o pescoço e os ombros para relaxar os músculos. É interessante tencionar cada parte e depois relaxar, soltar. Inspire e tencione; expire e solte. Liberte-se de todo o stress interno.

DICA 3: Pense numa frase ou palavra positiva e repita-a. Se preferir, pode ouvir um mantra. Os CDs de mantra têm esta finalidade: que você fique repetindo muitas vezes palavras sagradas, pois elas ajudam no processo.

DICA 4: Sempre que sua mente dispersar, traga-a de volta, gentilmente, para seu foco de concentração. Isto vai acontecer muito no início, portanto insista!

DICA 5: Assuma uma postura passiva. Isso significa que se um pensamento ou emoção negativo surgir, não o espante. Deixe as coisas acontecerem. Apenas continue repetindo a frase; sentindo a respiração e ficando no momento presente. Não faça mais nada além disto, ok.

É tão simples, que parece complicado. Mas a dica é pratique, pratique e pratique. Faça isso hoje, amanhã e depois...

 

 

 

Meditar – Por que meditar?

Quando a sua mente aprender a se aquietar durante a meditação, você deve repetir a frase mais lentamente, deixando intervalos de silêncio entre as frases. O espaço entre os pensamentos é a sua paz e seu contentamento. Conforme sua prática meditativa evoluir, você pode experimentar outras abordagens, incluindo diferentes tipos de objetos nos quais concentrar-se, tais como imagens, partes do corpo, como o ponto entre as sobrancelhas, perguntas ou sua respiração.

Afinal, a meditação regular pode produzir reduções inesperadas nos pensamentos e comportamentos disfuncionais.

A meditação parece desenvolver uma ligação com uma consciência superior. O que para mim é muito importante. Pois acalma aquela sensação “puxa, estou sozinho para resolver tudo”! Quando você se sente amparado espiritualmente, você é amparado fisicamente. É muito louco isso, mas é real. E a meditação traz essa sensação de que não estamos sozinhos.

 

Meditação Matinal -  Faça da Meditação um Hábito Diário.

Para ter resultados positivos com a meditação, volto a dizer: faça todos os dias e torne ela um exercício diário, assim como qualquer outro hábito que você tenha. Para mim, sair de casa de manhã sem meditar, é como sair sem escovar os dentes ou tomar café da manhã. Parece que o meu dia não começa bem, sem meditar e fazer minhas práticas diárias.

E aproveite para mudar o foco dos seus pensamentos. Vigie-se, pare de criticar a si, as outras pessoas e de vibrar numa realidade que você não quer. Comece a observar: é possível que 95% do que você pensa está focado em algo negativo. E a meditação ajuda até nisto. Mantém você numa sensação de bem estar tão grande, que é possível decidir, reagir e a viver com mais plenitude.

 

Indo mais além...

Eu acredito tanto numa proposta que é tornar pessoas que querem ser terapeutas holísticos, profissionais de sucesso ou TOP TERAPEUTAS e que a Terapia Holística pode salvar o mundo, que resolvi fazer algo especial.

Por isso, em breve eu vou liberar uma sequência de vídeos falando mais sobre o Método Mart e os 5 Pilares de Lucros dos Experts em Terapia Holística. Através deste método eu mostro o caminho que eu fiz para viver apenas de terapia holística, vou falar por onde começar nesta profissão, como ter clientes regularmente e claro: clientes pagantes. E você saberá as estratégias certas para perder o medo de se expor, de cobrar e também conhecerá o caminho que me fez faturar dez mil por mês. Inscreva-se agora e dê um passo além no desenvolvimento da sua missão! 

 

[widget 326]

 

 

Um grande abraço

Cátia Bazzan

comments powered by Disqus